terça-feira, 21 de julho de 2009

Publicidade


Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área, é delineado pela criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda.

Compete ao publicitário analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo, assim, as vendas.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à criação de textos para serem veiculados nos diversos meios e veículos de comunicação, como televisão, rádio, revistas, bem como em outdoors, folders, material promocional e de ponto de venda, sempre apoiados no potencial criativo.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Atividades Principais

* Definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
* Planejar, organizar e controlar a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público alvo;
* Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
* Efetuar a criação de campanhas publicitárias e supervisioná-las, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
* Atuar como contato entre o cliente e a agência publicitária, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
* Atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas, através de consultoria e assessoramento;
* Atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
* Atuar em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema, além de atuar no atendimento e administração dessas empresas;
* Atuar em divisões ou departamentos de comunicação de empresas, em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa de uma organização e de seus produtos e serviços;
* Exercer a atividade profissional em editoras, emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa em geral;
* Atuar em institutos de pesquisa, planejando e realizando diversos tipos de pesquisa, como as de mercado, de opinião e político eleitorais;
* Exercer a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Mercado de Trabalho

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode trabalhar em agências de publicidade, de promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.
Práticas

*
o Participação em Concursos; Monitoria;
o Iniciação Científica;
o Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
o Laboratório de Fotografia Manual e Digital;
o Laboratório de Informática (Programas Específicos);
o Laboratório de Rádio e TV;
o Agência Modelo;
o Visitas Técnicas e Artísticas;
o Semana de Palestras e Atividades Específicas;
o Banco de Estudos Digitalizado;
o Bibliotecas Interligadas;
o Atividades Multiensino;
o PIC – Projeto Integrado de Comunicação;
o PREX – Projeto Experimental, correspondendo ao Projeto Integrado de Conclusão de Curso;
o Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

Duração: 4 anos

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