quinta-feira, 16 de julho de 2009

Economia: China cresce 7,9% no segundo trimestre


PEQUIM, China, 16 Jul 2009 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou um crescimento de 7,9% em ritmo anual no segundo trimestre de 2009, após avançar 6,1% nos primeiros três meses do ano, anunciou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas.

No conjunto do primeiro semestre, o crescimento foi de 7,1%, contra 10,4% no mesmo período de 2008.

O porta-voz do Escritório lembrou, no entanto, os desafios que a economia chinesa ainda enfrenta, ao apresentar as estatísticas econômicas do primeiro semestre à imprensa.

"Existem muitas dificuldades e desafios que a economia enfrenta. A base para a recuperação continua sendo frágil, o ritmo para a retomada instável, o modelo desequilibrado e, portanto, continuam existindo fatores voláteis", advertiu Li Xiaochao.

O crescimento do PIB na China, muito afetada pela crise financeira internacional, registrou forte desaceleração no quarto trimestre de 2008, em que a alta foi de 6,8%, contra 9% no trimestre anterior.

A atividade econômica da terceira maior economia mundial, muito dependente do comércio exterior, sofreu com a queda da demanda estrangeira de seus produtos, que provocou uma baixa das exportações, o fechamento de fábricas e desemprego.

Para responder aos problemas, o governo se esforçou para centrar a economia no mercado interno, estimulando o consumo e os investimentos com um grande plano de recuperação econômica de mais de 500 bilhões de dólares em dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário