quinta-feira, 16 de julho de 2009

Educação: Jornalismo


O QUE FAZ - Busca e transmite informações atualizadas e que sejam do interesse público, utilizando os veículos de comunicação (rádio, jornais, revistas, televisão e internet). Apura os fatos, sempre observando a autenticidade das informações. Redige e edita reportagens; coordena setores de comunicação de empresas e governos. Também presta assessoria a pessoas públicas, políticos e artistas.

CAMPO DE TRABALHO


Assessoria de Imprensa – Promove a ligação entre empresas, personalidades e artistas com a imprensa, sendo o responsável pelas informações e pelo material de divulgação distribuídos.

Fotojornalismo - Fotografa pessoas e eventos com a finalidade de divulgação em jornais, revistas e internet.

Reportagem - Coleta informações e redige textos que apresentam a característica de notícia, com a finalidade de divulgá-los em jornais, revistas, rádio, televisão e internet.

Edição - Decide a estratégia a ser adotada na abordagem das reportagens, selecionando fotos e ilustrações que serão utilizadas nos veículos impressos e na internet, bem como as imagens e sons que formarão o conteúdo dos documentários e noticiários a serem veiculados em rádio e TV.

REGULAMENTAÇÃO - Decreto 83.384 de 13/03/1979. Deve registrar-se nas Delegacias Regionais do Ministério do Trabalho para poder exercer a profissão.

DURAÇÃO - 4 anos

CONTEÚDO - O currículo visa uma boa formação geral e cultural do aluno e inclui as disciplinas de Língua Protuguesa, Economia, Teoria da Comunicação, Antropologia, Sociologia, Filosofia e História da Arte, além de Técnicas de Redação e linguagem específica de cada veículo. Há, também, aulas em laboratórios de fotografia e artes gráficas. O currículo é complementado com aulas de Rádio e Televisão. Algumas escolas apresentam, ainda, disciplinas voltadas para o trabalho na Internet.

TITULAÇÃO - Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Jornalista.

SALÁRIO MÉDIO INICIAL - R$1700,00

Um comentário: